Documentos

Já tem um tempo que queria fazer um post sobre a documentação que temos que tirar ao chegar no Canadá e encontrei um post muito bom e completo: Canada Arretado de Bom.

Então aqui vai a íntegra desse post para a gente poder consultar mais fácil quando chegarmos lá:

Uma das primeiras medidas no Québec é procurar o Carrefour d’intégrations mais próximo da sua casa. Lá se pode agendar uma entrevista com um “agente de acompanhamento” que irá explicar como funcionam as coisas no Canadá.

Carrefours d’intégration du Québec
255, boulevard Crémazie Est, 8º étageMontréal (Québec) H2M 1L5
(514) 864-9191

Site Internet: www.cmontmorency.qc.ca

Quaisquer outras informações são encontradas no site: http://www.cic.gc.ca/english/index.asp

PRCARD – Cartão de Residente Permanente

Ao chegar ao aeroporto de Toronto você será recebido pela imigração para preencher o último formulário do processo que contém sua foto. Você receberá um papel que será usado em qualquer ocasião até você receber o seu PRCard definitivo. Vai chegar no endereço que você informar neste momento e o período é de 4 a 6 semanas. Se o cartão não chegar em 6 semanas, então você deve ligar para 18882422100.

NAS – NUMÉRO D’ASSURANCE SOCIALE OU SIN – SOCIAL INSURANCE NUMBER – estação Berri-UQAM

Cartão utilizado como o CPF no Brasil. Para solicitá-lo deve ir até o prédio do governo federal responsável pela sua emissão, munido dos documentos de imigração (IMM 5292, passaporte e visto) e um comprovante de endereço (contrato de locação). Este cartão pode ser solicitado de 2 maneiras: uma normal e outra em caráter de urgência (caso já possua um emprego). Ao sair do local você estará com um papel e o cartão chegará de 4 a 6 semanas, então muito cuidado com o papel. Em todo caso este número é confidencial então não pode informar a qualquer pessoa, só quando for solicitado. No geral você deve andar com o seu passaporte, o CSQ e o papel recebido em Toronto até chegar em sua casa a carteira de residente permanente. Só pode viajar para fora do país quando receber esta carteira, senão pode ter problema no visto.

CARTE D’ASSURANCE MALADIE- estação Place Des Arts

Cartão de seguros contra doenças. Para solicitar ligue ou vá ao escritório de saúde preferencialmente nos primeiros 05 (cinco) dias da chegada no Canadá. Pagar taxa de C$ 8,00 para tirar foto no local. O seguro tem carência de 3 meses, então por isso seria interessante fazer um seguro viagem de 90 dias para garantir sua assistência médica se houver necessidade durante este período.

Ailleurs au Québes, sans frais: 1 800 561-9749

à Québec:

1125, Grande Allée Ouest
Québec (Québec) G1S 1E7
Tel: 418 646-4636

à Montréal:

425, boulevard De Maisonneuve Ouest
3e ètage, bureau 300
Montréal (Québec) H3A 3G5
Tel: 514 864-3411

CARTEIRA DE MOTORISTA – PERMIS DE CONDUIRE

  • Fazer a “transcrição” da carteira de motorista brasileira para o francês. Este serviço é oferecido pelo Consulado Geral do Brasil em Montreal, custa Cn$ 27,00 e leva três dias para ficar pronto. Não é preciso tirar a carteira internacional no Brasil, pois ela só vale por três meses, independente da validade no Brasil.
  • Comprar os Livros: “Guide de la route” e “Conduire um véhicule de promenade”. O primeiro ensina como são as placas e regras no trânsito, enquanto que o segundo é quase que um manual de como dirigir um veículo de passageiros. Custam Cn$ 17,95 cada, mais taxas.
  • Ligar para a Société de l’Assurance Automobile du Québec (http://www.saaq.gouv.qc.ca/) para marcar o exame teórico, pelo telefone 1-888-356-6616. O pessoal confirma os dados e marca uma data disponível.
  • No dia marcado, faz-se a conferência dos documentos, um exame de vista e o exame teórico que custa Cn$ 10,00 e é dividido em 3 partes, com 16, 16 e 32 perguntas cada. Na primeira parte e na segunda parte, é possível errar 4 questões cada e 8 questões na terceira. Após passar no exame teórico, pode-se marcar o exame prático na mesma hora. Ele custa CN$ 25,00 e dura cerca de 20 minutos. Depois do exame você deve pagar CN$ 28,00 pela emissão da sua carteira. Já é dado um protocolo que permite dirigir sem problemas, enquanto aguarda uma semana pela carteira que chega pelo correio.
Cet article a été publié dans Uncategorized. Ajoutez ce permalien à vos favoris.

2 commentaires pour Documentos

  1. Bea dit :

    É gente, essas coisas tem que ficar muito bem fixas na nossa cabeça ou ainda, guardadas no bookmark pq é sempre muita coisa pra resolver qdo chegar lá!

    Eu já vou salvar aqui!🙂

    Abraços!

  2. Rafael dit :

    Uma pergunta importante.. O teste de teórico de motorista pode ser feito em inglês!? sabe isso?!

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s