Drogas lícitas e ilícitas

Engraçado essas coisas dos costumes de diferentes culturas. Estou aprendendo um bocado lendo relatos de pessoas que moram no Canadá através das listas de discussão. Um tema que achei interessante foi o comportamento das pessoas em relação às drogas lícitas e ilícitas.

Bebida alcoólica

Em relação ao álcool, no Brasil as pessoas em geral são bastante permissivas. A grande maioria da população consome álcool em grandes dosagens, muitas veses chegando ao alcoolismo. Adolescentes e até crianças começam cedo o consumo, muitas vezes incentivados pelos pais. O resultado disso é o alto número de acidentes de trânsito e brigas de ruas provocados pelo consumo do álcool.

No canadá, pelo que tenho visto, sem carteira de identidade não se compra álcool em lugar nenhum, mesmo que tenha « cara » de adulto. Algumas casas têm até um pasta com as carteiras de motoristas de vários paises pra pegar quem falsifica.

E em Ontario (Quebec) bebida só é vendida em 2 lugares: The Beer Store e na Liquid Store, e só com apresentação de carteira de identidade. E estas lojas fecham entre 20 e 21hs depois disso não se compra mais bebida.

Nos bares após as 2hs, o sininho toca e « Last Shot » (última dose)! Após isto não se vende mais bebida (de verdade!). A maioria dos lugares (pubs) fecham, as danceterias que ficam abertas até mais tarde (algumas 24hs) também não vendem bebidas após as 2hs.

E pra ir e voltar da balada é só pegar um taxi que é super comum e barato.

Fumo

Cigarro não se fuma em lugar nenhum. Mesmo em pubs em pleno inverno (-20º) quem fuma tem que ir para o lado de fora para fumar o cigarro. Grande incetivo para deixar o vício!🙂 Outro grande incetivo é o preço do maço. Ouvi dizer que é muito caro.

Em compensação a maconha (segundo as más línguas uma das « melhores » do mundo) é super comum! Fumam nas ruas, nas raças, inclusive com a polícia passando. Tem pessoas que possuem uma « carteirinha » que lhe dão direito a comprar maconha para fins medicinais.

Cet article a été publié dans costumes, dia-a-dia, diversão. Ajoutez ce permalien à vos favoris.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s